Pesquisas e trabalhos:
2019 - atual
A concepção política da República de Platão como tékhne politiké
Descrição: No Protágoras, de Platão, ao defender a sua concepção segundo a qual a virtude se ensina, o personagem que dá nome ao diálogo faz uma breve exposição do que seria a educação tradicional em seu tempo e atribui a ela, aos costumes e às leis o poder de promover nos cidadãos a conquista das vir-tudes cívicas fundamentais, ainda que destaque a necessidade do concurso da coerção. Uma comparação com a proposta de educação visando às mesmas virtudes na República mostrará uma notável semelhança entre as duas concepções. Porém certas diferenças fundamentais também se fazem notar. O sofista do primeiro diálogo mencionado parece muito mais otimista do que o Sócrates do segundo quanto à possibilidade de promover a virtude. O que parece patente é que, segundo esse Sócrates, é necessária uma intervenção muito profunda na educação e nos costumes antes que se possa esperar que os homens adquiram e mantenham as virtudes cívicas fundamentais. Essa intervenção parece fundada num profundo conhecimento da alma humana e das forças em jogo nela. Parece também fundada em uma compreensão de como intervir na alma para promover o orde-namento que tornará possível a virtude.
Alunos envolvidos: Yasmin do Rego Lucas - Integrante.
2017 - atual
O papel do saber da prática na constituição do saber docente e suas condições de objetivação
Descrição: Considerando-se a pluralidade de saberes que compõem o saber docente, o que se deseja investigar é questão da objetivação dos saberes da experiência. Deseja-se aprofundar a compreensão da objetivação desse saber através das trocas entre pares e trabalhar com a hipótese de que essa objetivação também possa dar-se a partir de um estudo científico das causas do êxito de certas práticas..
Integrantes: Guilherme Domingues da Motta - Coordenador / Moacir dos Santos da Silva - Integrante / Denize Amorim Azevedo Mendes - Integrante.