convidados especiais

Conheça um pouco dos nossos palestrantes e convidados importantes do XIII ENPF

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Guilherme Motta

   
Guilherme Domingues Motta possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Pós-doutorado na Universidade de Brasília (2012-2014) com estágio na Universidade de Coimbra. Membro da International Plato Society, da Sociedade Brasileira de Platonistas e da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Fedral de Ouro Preto. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Antiga com pesquisa sobre: Platão, Ética e Educação nos diálogos de Platão e na Metafísica de Platão.

Pesquisas e trabalhos:


2019 - atual

A concepção política da República de Platão como tékhne politiké

Descrição: No Protágoras, de Platão, ao defender a sua concepção segundo a qual a virtude se ensina, o personagem que dá nome ao diálogo faz uma breve exposição do que seria a educação tradicional em seu tempo e atribui a ela, aos costumes e às leis o poder de promover nos cidadãos a conquista das vir-tudes cívicas fundamentais, ainda que destaque a necessidade do concurso da coerção. Uma comparação com a proposta de educação visando às mesmas virtudes na República mostrará uma notável semelhança entre as duas concepções. Porém certas diferenças fundamentais também se fazem notar. O sofista do primeiro diálogo mencionado parece muito mais otimista do que o Sócrates do segundo quanto à possibilidade de promover a virtude. O que parece patente é que, segundo esse Sócrates, é necessária uma intervenção muito profunda na educação e nos costumes antes que se possa esperar que os homens adquiram e mantenham as virtudes cívicas fundamentais. Essa intervenção parece fundada num profundo conhecimento da alma humana e das forças em jogo nela. Parece também fundada em uma compreensão de como intervir na alma para promover o orde-namento que tornará possível a virtude.

Alunos envolvidos: Yasmin do Rego Lucas - Integrante.

2017 - atual

O papel do saber da prática na constituição do saber docente e suas condições de objetivação

Descrição: Considerando-se a pluralidade de saberes que compõem o saber docente, o que se deseja investigar é questão da objetivação dos saberes da experiência. Deseja-se aprofundar a compreensão da objetivação desse saber através das trocas entre pares e trabalhar com a hipótese de que essa objetivação também possa dar-se a partir de um estudo científico das causas do êxito de certas práticas..

Integrantes: Guilherme Domingues da Motta - Coordenador / Moacir dos Santos da Silva - Integrante / Denize Amorim Azevedo Mendes - Integrante.