convidados especiais

Conheça um pouco dos nossos palestrantes e convidados importantes do XIII ENPF

Card image cap

Fernanda Fazzio

   
Fernanda Fazzio é mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2019). Psicanalista com consultório particular e membro efetivo do Departamento de psicanálise com crianças do Instituto Sedes Sapientiae. Especialista em Semiótica Psicanalítica na PUC-SP - COGEAE em 2016. Possui graduação em psicologia também pela PUC-SP (2012) e Bacharelado em Teatro pela Escola Superior de Artes Célia Helena (2013). Sobre as suas produções artísticas, escreveu "A Inquietante Beleza do Feio: ensaios poéticos sobre as máscaras, o feio e a criação artística" (Editora Patuá) em 2014 e é também Idealizadora, roterista e apresentadora do podcast "Era da Pre(s)sa: psicanálise entre esperas e extremos". Pesquisa os principais temas: psicanálise, arte, tempo, infância, trauma e Unheimliche.

"A inquietante beleza do feio"


"Eu sou o Bobo da cidade. Porque, em todas as cidadezinhas com pôr do sol entre as montanhas, precisa-se de um tolo, de um idiota, daquele a quem todos se referem como o lunático-fracassado-da-cidade. Sim, eu, muito prazer. Mas nada peço a ninguém, não preciso de esmolas, só propicio um encontro quando me ordenam. Eu, descuidado, vivo assim mesmo, no meio-fio de uma existência imprecisa. Um poeta um dia disse: “Esquecer é des-existir”. E fiz disso meu amuleto profético, eu não desisto, eu existo tecendo o vislumbre do invisível... "

A origem do livro A Inquietante Beleza do Feio foi um exercício de articulação poética entre contos literários e uma teoria acerca da interpretação com máscaras, da estética do feio e da criação como ato lúdico (em viés psicanalítico) na pesquisa do trabalho de conclusão de curso da Escola Superior de Artes Célia Helena (ESCH), com orientação de Marcos Barbosa. A pesquisa enfocou também as possibilidades de intersecção entre a arte e a psicanálise, ambas compreendidas como espaços da ilusão, da fantasia, dos desejos e das inquietações.

Mais informações sobre o livro aqui: A inquietante beleza do feio


Podcast "Era da Pressa"



Episódio #5 - "A Indiferença: a peste na Pre(s)sa”
Oi Oi! "A Indiferença: a peste na Pre(s)sa” (#5) , é o episódio inaugural da nossa segunda temporada do podcast "Era da Pre(s)sa: psicanálise entre esperas e extremos"! 🏃🏾‍♀🎙⏳ Nesse episódio, conversamos com o professor Franklin Leopoldo e Silva, que é doutor e livre-docente (USP) “A Peste”, livro de Albert Camus, é a obra de referência para entendermos a situação atual. A peste se torna o dever de alguns, mas é um problema de todos. E, uma vez que a doença existe, nos deparamos com questões sobre liberdade e responsabilidade, evidenciando como todas as nossas escolhas afetam o coletivo.🐀🐀🐀 Idealização, roteiro e apresentação de Fernanda Fazzio (@fernandafazzio) A edição e as trilhas foram produzidas pelo Vinicius Feder no @estudiobahsamori. As interpretações do livro "A Peste" foram da atriz Laura La Padula. A identidade visual é de Ana Cristina Santos. O depoimento é da @crisresenhalivros O episódio utilizou áudios do Albert Camus e da Rhaissa Bittar. Sugestão de leitura: A Peste, de Albert Camus (Editora Record, 2020).