convidados especiais

Conheça um pouco dos nossos palestrantes e convidados importantes do XIII ENPF

Card image cap

Ernesto Perini

   
Ernesto Perini Frizzera da Mota Santos é professor Titular do Departamento de Filosofia da UFMG e pesquisador 1B do CNPq. É membro do CA de Filosofia do CNPq. Possui graduação e mestrado em Filosofia pela UFMG e doutorado em Filosofia pela Université de Tours, na França. Sua pesquisa se divide em duas áreas, a história da filosofia medieval e a filosofia da linguagem. Seu principal projeto de pesquisa nos últimos anos busca o desenvolvimento de uma posição contextualista em filosofia da linguagem. Em história da filosofia medieval, sua pesquisa tem tido como principal objeto temas de ontologia, como o tratamento do não ser nos sofismas do século XII e a ontologia de proposições no século XIV.

Pesquisas e trabalhos:


2019 - atual

Redesenhando o contextualismo Descrição: Em continuidade com as pesquisas anteriores, o objetivo deste projeto é apresentar uma nova articulação para o contextualismo. Um tema central do meu argumento é a distinção de dois tipos de explananda para o principio de composicionalidade, como modelo da compreensão da linguagem e como mecanismo de captura de padrões semânticos. Ao explorar esta distinção entre tipos de projetos explicativos, pretendo apresentar, de maneira mais detalhada, razões para uma posição contextualista. É em particular importante ver as limitações empíricas da semântica formal como modelo para o modo como compreendemos a linguagem, que sugere a consideração de fontes mais amplas para explicar a comunicação e a interpretação de sentenças de línguas naturais. Um outro aspecto central do projeto é a exploração de tese segundo a qual atos de fala são complementares a um estado informacional tido como parte do common ground, e isto explica o que é articulado ou não, assim como o modo como um termo reflete uma determinada conceitualização de uma situação e de seus componentes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Ernesto Perini Frizzera da Mota Santos - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

2015 - 2018

As fontes da sensibilidade contextual Descrição: Este projeto de pesquisa está em continuidade com meus trabalhos anteriores. Ele articular uma teoria positiva do contextualismo na filosofia da linguagem, identificando sua fonte tanto em teorias do pensamento - em particular na sub-determinação conceitual - quanto na dinâmica comunicativa, aprofundando a tese da linguagem como ato. A pesquisa visa também colocar a filosofia da linguagem em contato mais estreito com novos desenvolvimentos na linguistica, em particular com a psicolinguistica e com a linguistica de corpus.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Ernesto Perini Frizzera da Mota Santos - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

2011-2014

Contextualismo e Ajuste de Perspectivas Descrição: O projeto ?Contextualismo e ajuste de perspectivas? é uma continuação da pesquisa anterior, com uma inflexão no tipo de tema tratado, sobretudo a partir do debate entre contextualismo e minimalismo em filosofia da linguagem. Vou procurar desenvolver três linhas de trabalho numa perspectiva contextualista. A primeira delas consiste na conclusão de um trabalho já começado sobre atitudes proposicionais. A segunda linha investigativa procura explorar a conexão entre o aparato conceitual do ajuste de perspectivas ? o aparato conceitual demonstrativo ? e as capacidades psicológicas subjacentes a este aparato, que aparecem na coordenação de ações conjuntas. A terceira linha de investigação, ainda muito incipiente e muito mais genérica, consiste em examinar o bem fundado de uma das motivações para o tratamento formal das discussões em filosofia da linguagem.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Ernesto Perini Frizzera da Mota Santos - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

2008-2010

semântica sem proposições Descrição: Uma das motivações básicas para a introdução de proposições em filosofia da linguagem é a explicação da comunicação: apenas entidades abstratas expressas podem explicar como diferentes pessoas podem apreender o mesmo conteúdo expresso por um enunciado. Proposições são também o objeto apreendido pelo pensamento ? o objeto, precisamente, de atitudes proposicionais. Meu objetivo no projeto é esboçar uma teoria que explique a comunicação sem postular de entidades abstratas deste tipo. A proposta talvez seja compatível com um uso classificador de proposições, seguindo John Perry. A tese central é que os explananda que levam à postulação de tais entidades abstratas, que estão ligadas classicamente à objetividade do conteúdo do que é comunicado, e tentar acomodá-las num quadro que não recorra a outros portadores de significado que não frases, ou mais precisamente, seguindo Austin, enunciados. Ao desenvolver este projeto, minha pesquisa encontrará o debate entre contextualismo e minimalismo: ao explicar como a comunicação pode se passar da proposições, é necessário desenvolver mais claramente o modo como se dá o ajuste fino de compreensão mútua entre participantes de uma conversa.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Ernesto Perini Frizzera da Mota Santos - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

2005-2007

Os sofismas epistemicos na Idade Media Descrição: O projeto visa classificar e estudar os sofismas epistêmicos dos séculos XIII e XIV, procurando tratar do seguinte problema : os sofismas nos quais figura um termo epistêmico (como 'scire' ou 'nescire') apresentam paradoxos propriamente epistêmicos? A primeira fase do projeto levou a uma categorização inicial, à definição de paradoxos epistêmicos e uma classificação de alguns textos dos séculos XIII e XIV. Atualmente, trabalho sobre sofismas epistêmicos do século XIV, em especial os de Buridan, e sobre um sofisma específico, 'deus scit quicquid scivit', em Heystebury e outros autores. A literatura sobre este corpus de textos medievais é bem restrita e parece-me que o momento da pesquisa é precisamente o de mapeamento teórico, o que me proponho fazer. Além do interesse histórico e filosófico destes textos, é importante fazer conexões com outros textos da mesma época, o que já vem sendo feito em relação à teoria da suposição e teorias modais por outros medievalistas, com os quais tenho mantido contato. Minha proposta é de estender este procedimento à epistemologia. A metodologia de reconstrução do argumento e cotejamento de diferentes textos é a usual no exame desta literatura e a que venho aplicando nos últimos anos. Espero poder propor uma organização teórica deste corpus textual ao final do projeto, identificando paradoxos propriamente epistêmicos, se houver, nos sofismas medievais, ligá-los a textos epistemológicos da mesma época. Descrito de maneira mais filosófica, meu projeto visa explicitar os componentes epistemológicos e lógicos de determinados paradoxos que envolvem termos epistêmicos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Ernesto Perini Frizzera da Mota Santos - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.